Mamografia Digital DR

Mamografia Digital DR

Mamografia Digital DR

O que é?

A mamografia digital é uma radiografia das mamas, assim como a mamografia convencional, sua versão digital é mais segura. As imagens geradas ficam armazenadas em formato digital, disponíveis para impressão ou futuras consultas, tanto pela paciente quanto por radiologistas e outros profissionais da saúde.

Portanto, uma das principais vantagens da mamografia digital, que vou detalhar nos próximos tópicos, é a possibilidade de armazenamento, tanto em computadores quando em nuvem, permitindo o acesso remoto.

Por garantir um diagnóstico confiável, com imagens mais nítidas, a mamografia digital é o principal exame para rastreamento e investigação das suspeitas de câncer de mama.

PREPARO

A mamografia digital, não exige grandes preparos, mas algumas atitudes podem facilitar o exame e diminuir o incômodo para a paciente. Fique de olho na lista:

  • Para favorecer a captação das imagens, evite passar cosméticos na região das mamas e axilas;
  • Se tiver próteses de silicone, informe ao profissional que estiver conduzindo a mamografia. Elas podem dificultar a visualização das imagens, pois não são transparentes sob a radiação
  • Quando possível, escolha uma data longe da menstruação. Além de ter a densidade do tecido glandular aumentada, durante esse período. as mamas ficam mais sensíveis, gerando maior desconforto durante o exame
  • Lembre-se de levar, sempre, resultados de mamografias ou exames anteriores na região das mamas. Essas informações podem ajudar na hora do diagnóstico.

Por que realizar o exame de mamografia?

Seu objetivo principal é rastrear o câncer de mama. O exame tem a capacidade de detectar nódulos nos seios antes mesmo de eles serem palpáveis.

QUANDO FAZER?

Por ser um procedimento que faz uso de radiação, a mastografia não é indicada para todas as mulheres e em qualquer idade.

A recomendação é que ele seja feito bienal ou anualmente, conforme indicação do médico responsável. Segundo orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), mulheres acima dos 40 anos devem fazer o exame anualmente. Por outro lado, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde, orienta que o exame seja feito por mulheres entre os 50 a 69 anos de idade bienalmente.

Para mulheres com uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe, irmã e/ou filha) que tiveram câncer de mama antes dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda começar os exames mais cedo.

COMPARATIVO

Alta qualidade e resolução de imagem.

O diagnóstico é mais sensível, por isso, as chances de conseguir captar, por exemplo, um nódulo que esteja em estágio muito inicial, são maiores. Esse é um ponto positivo especialmente importante para mulheres com menos de 50 anos ou aquelas cuja as mamas são mais densas, ou seja, com mais glândulas, que também possuem mais chances de desenvolverem câncer.

A Mamografia Digital DR dispensa o uso de filme de revelação, como as imagens vão para o computador, é possível imprimir em papel de alta qualidade, sempre que precisar, sendo muito superior ao método convencional por ter mais efetividade no rastreio de nódulos pequenos.

Comparativo Mamografia Digital

Backup de imagens

É possível armazenar as imagens em computador e recuperá-las se necessário. Obviamente que hoje escolhemos guardar as imagens em PACS diretamente na nuvem, por se tratar de um meio mais seguro e sem riscos de perder dados ao longo do tempo.

Mais recursos

O médico tem a possibilidade de trabalhar com as imagens computadorizadas, aproximando, aumentando, diminuindo, configurando o brilho, enfim, uma série de recursos que o ajudam a distinguir uma calcificação de um tumor.

Casos que necessitem investigar se houve comprometimento do tecido vascular da mama se beneficiam com o uso de recursos de imagem durante o exame.

Mais detalhes na visualização

As imagens computadorizadas oferecidas por esse tipo mais moderno de Mamografia Digital DR são dotadas de mais recursos de ondulações das mamas e podem ser ampliadas pelo radiologista durante a análise no seu computador. Com isso, se houver alguma lesão, será possível visualizá-la com mais detalhes.

Mamografia Digital HR - Mais detalhes na Visualização.
Design by | Pulsar Propaganda
Copyright©2021 | Tomocenter Guarapuava
Desenvolvimento | CFW Agência Digital